+

2024-04-17

Riopele diversifica estratégias para desenvolver novos produtos


voltar a notícias

A Riopele está focada em explorar novas estratégias de desenvolvimento de produtos e, desta forma, expandir o seu portfólio, com novas tendências de consumo, produzidos através de materiais renováveis e biodegradáveis.

De acordo com Ângela Teles, Responsável de Desenvolvimento de Produto Sustentável e Projetos da Riopele, a empresa está a investir em “novas soluções para proporcionar aos clientes as melhores escolhas em termos de qualidade e responsabilidade ambiental”.  Em termos práticos, com recurso “a tecnologias de ponta para otimizar a eficiência dos processos produtivos, a Riopele está a investir em novos produtos de alta qualidade, tendo vindo a adotar materiais ancestrais e renováveis, liderando a mudança na indústria têxtil rumo ao crescimento sustentável do negócio”.

As matérias-primas “podem constituir até dois terços do impacto climático de uma marca”, recorda Ângela Teles. Para que os nossos clientes sintam confiança nos novos produtos, a Riopele tem vindo a reforçar o seu compromisso através da certificação RWS (Responsible Wool Standard) e European Flax.

Adicionalmente, com o objetivo de quebrar barreiras na produção têxtil e tornar a moda mais sustentável, a Riopele tem vido a celebrar parcerias estratégicas com grandes marcas de moda, tais como a Hugo Boss (HeiQ AeoniQ), Infinna™ (Zara) e OnceMore® (Filippa K), “para desenvolver novos produtos sustentáveis que impulsionam a inovação e a adoção de materiais reciclados neste setor”.

A mais recente parceria com a Hugo Boss, permitiu o desenvolvimento de tecidos que incorporam o fio HeiQ AeoniQ, criado a partir de polpa de madeira certificada, projetado como alternativa aos filamentos sintéticos, como por exemplo o polyester. A utilização do fio HeiQ AeoniQ vai de encontro à meta estabelecida pela Riopele na redução de 20% da pegada de carbono da cadeia de valor. “Um fio fabricado de forma inovadora com uma pegada ambiental baixa, no qual 99% dos produtos químicos e da água são reciclados, ajudando a descarbonizar a atmosfera”, mencionou Ângela Teles.

Numa demonstração clara do compromisso com a sustentabilidade, a Riopele estabeleceu a ambição de, até 2027, ser operacionalmente neutra em carbono, versando o tratamento da totalidade dos seus resíduos têxteis, ao mesmo tempo, pretende que 80% dos seus produtos estejam alinhados com categorias e componentes de sustentabilidade. “Estas diferentes iniciativas refletem a determinação da empresa em acelerar o progresso da indústria têxtil em direção a uma produção responsável”, concluiu Ângela Teles.