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1. Visitou recentemente a Riopele. Na circunstância defendeu que “o Japão tem um enorme potencial de crescimento”. Que importância tem o Japão para a economia portuguesa?
As trocas comerciais entre Portugal e o Japão são ainda menos intensas do que desejaríamos e têm um enorme potencial de crescimento. Trata-se da 3ª economia mundial, com um mercado maduro, sofisticado e de grande valor acrescentado, e uma tentativa de entrada nesse mercado obriga a que lhe seja conferida uma atenção diferenciada. Mas as mais-valias que daí advêm tendem a compensar claramente o investimento necessário e os investimentos mútuos que já estão em curso demonstram-no claramente.
2. Quais são do seu ponto de vista os principais argumentos competitivos que uma empresa portuguesa terá de apresentar no mercado japonês?
Sendo um mercado maduro e com poder de compra elevado, a qualidade é um claro fator diferenciador, mas diria que também é indispensável dar atenção às particularidades culturais do Japão: desde logo comunicando em língua japonesa, mas também procurando estabelecer uma ponte entre os produtos e serviços da empresa e as tradições japonesas. Dou um exemplo: não é incomum que grandes marcas mundiais façam aqui edições exclusivas dos seus produtos alusivas à época do florescimento das cerejeiras, e com grande sucesso.
3. Considerando que a sustentabilidade é a tendência de momento na Europa, que importância entende que dá o consumidor japonês a este tema?
O fenómeno das preocupações ambientais, nomeadamente em relação à sustentabilidade, é mais recente no Japão do que em Portugal. Mas nos últimos tempos assistimos a um grande investimento na consciencialização ambiental da população japonesa, sobretudo ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e é visível a adesão da população a esses novos conceitos. Uma coisa é certa: tendo embora começado mais tarde, a disseminação de novos conceitos na sociedade japonesa, quando começa, tende a ser rápida e tremendamente eficaz. Não me surpreenderia se a muito curto prazo o Japão se viesse a tornar uma referência nesta área.