+
Estabelecemos laços fortes com as comunidades locais, atuando em diferentes áreas e necessidades como a educação, a cultura, o empreendedorismo, o desporto e o apoio a causas sociais, procurando maximizar o nosso impacto positivo.
Acreditamos que criar uma cultura de responsabilidade social requer compromisso e ação. Conscientes da importância e da missão que muitas organizações têm ao nível da intervenção social e comunitária, apoiamos diversas instituições, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Instituto Português de Sangue e a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.
A Riopele promove também a participação ativa de associações de cariz social como a ACIP, AFPAD e Mundos Vida em iniciativas da empresa, como a Festa de Natal e o Family Day, fortalecendo os laços internos e com a comunidade.
Além disso, estabelecemos parceria com o estabelecimento prisional de Guimarães através do fornecimento de desperdício de tecidos ao promovendo a reutilização e contribuindo para programas de reinserção.
Na área da educação, participamos no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e apoiamos os prémios anuais atribuídos aos melhores alunos, que integram o quadro de excelência, reforçando a nossa convicção de que a educação é um agente de transformação da sociedade.
Acreditamos também que o desporto é um fator importante de inclusão entre os jovens. Por isso, cedemos o nosso estádio ao Grupo Desportivo Joane, oferecendo condições de excelência aos mais de 200 atletas escalões de formação, bem como a escolas e outras coletividades locais.
Nas nossas instalações, em parceria com o Município de Famalicão, inauguramos uma incubadora de empresas, constituindo-se na primeira incubadora de empresas, em Portugal, a funcionar em contexto industrial ativo. Desde então, impulsionamos o empreendedorismo local e criamos oportunidades para todos seguirem os seus sonhos.
Através de programas de visita à empresa, promovemos o contacto, a troca de experiência e uma maior aproximação com as principais universidades e centros tecnológicos internacionais da indústria de moda. Queremos contribuir para o desenvolvimento curricular dos alunos e para o seu futuro profissional.
Ao nível cultural, apoiamos a Fundação de Serralves, a Fundação Batalha de Aljubarrota e a Fundação Cupertino de Miranda de Vila Nova de Famalicão. Concedemos ainda apoios para a concretização de iniciativas e eventos variados de índole cultural da comunidade local.