+

2022-10-11

Riopele adota sistema de monitorização digital na produção de tecidos


voltar a notícias

Maior eficiência e sustentabilidade operacional, produção mais flexível e altamente digitalizada, e controlo de gestão baseado em KPI’s otimizados, este é o novo padrão de produção têxtil da Riopele. A empresa ambiciona melhorar a sua competitividade por meio deste novo sistema de monitorização digital da produção.

O projeto pioneiro ao nível do setor têxtil iniciou na área de Tecelagem, no âmbito do programa Riopele Digital, integra um sistema de software in house, agregando a análise de big data e de métodos de inteligência artificial na área produtiva.

De acordo com José Rosas, este sistema de monitorização digital “permite verificar em cada momento aquilo que está a ocorrer em cada máquina, permite efetuar relatórios de performance parametrizável pelo utilizador, relatórios pré-feitos enviados de forma automática por e-mail, dar alarmes quando algo sai fora dos padrões normais, motivos de paragem em tempo real, históricos de artigos, relatórios de andamento de cada rolo de tecido”.

O responsável da Tecelagem acrescenta que “toda esta digitalização resulta em benefícios ao nível da gestão, em consequência de um grau de exigência de performance acrescida e necessária para os tempos em que cada minuto conta para um bom resultado operacional da nossa empresa”.

Até final do ano, a Riopele irá concluir o projeto de integração da monitorização digital em todo o seu processo produtivo, que inclui Fiação, Torcedura, Tinturaria, Tecelagem e Ultimação, numa área de 140 mil metros quadrados.

Com este novo sistema integrado de monitorização digital, impulsionam-se assim os fatores da flexibilidade, eficiência, sustentabilidade e qualidade, tornando a produção verticalizada da Riopele na referência de digitalização do setor.

Recorde-se que a Riopele investiu na última década 35 milhões de euros na transformação das suas unidades produtivas, tendo como drivers a indústria 4.0 e a sustentabilidade, refletindo a aspiração da empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, em ser a fábrica mais moderna da Europa.