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Numa altura em que a escassez de talento é cada vez mais um desafio para as organizações e, pelo sétimo ano consecutivo, a Randstad questionou uma amostra representativa da população portuguesa sobre os 150 maiores empregadores em Portugal, identificando em que critérios as empresas são melhor percecionadas e quais os setores mais apelativos para trabalhar.
Na fileira da indústria da moda, e igualmente no pódio, ocupando respetivamente o primeiro e o segundo posto, perfilam-se Gabor (Alemanha) e Ecco (Dinamarca), duas empresas do setor de calçado, de capital estrangeiro.
Cláudia Queirós recorda que “a distinção do Randstad Employer Brand Research 2022 que, tem como objetivo medir a atratividade das empresas, junto da população ativa, entre os 18 e os 65 anos, posicionou a Riopele em 3º lugar no setor de indústria têxtil e calçado. É um resultado muito bom, somos aliás a única empresa têxtil no pódio”.
De acordo com a responsável de Recursos Humanos da Riopele “um aspeto relevante sobre este estudo é que o mesmo está direcionado para a população em geral, a nível nacional, assim, é natural que as empresas que trabalham diretamente para o consumidor final, na lógica do B2C, sejam mais conhecidas do público geral, do que empresas que produzem para outras marcas, B2B, como é o caso do negócio da Riopele”. “Esta distinção – continuou Cláudia Queirós - revela que a Riopele mesmo em período de grande exigência ao nível da contratação, continua a ser uma empresa atrativa para trabalhar. É reconhecida com uma empresa sólida, inovadora e que aposta no desenvolvimento das Pessoas”.
Cláudia Queirós defende que, “o momento atual requer novas estratégias e novas abordagens de atração e retenção de Pessoas”. Esse será, de resto, “um dos grandes desafios para as Empresas e para a Indústria, em particular”. Por esse motivo, “a aposta da Riopele incidirá no desenvolvimento das Pessoas e para tal, já está em curso um programa de formação bastante ambicioso que permitirá reforçar competências de todos os colaboradores”. “Iremos desenvolver novas estratégias na área de Saúde e Bem-Estar, para que a Riopele possa ser considerada uma empresa cada vez mais saudável”, reforça a responsável dos Recursos Humanos da Riopele.
Riopele distinguida igualmente no “índice CGIP”
Também no Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP), que se debruçou sobre a temática da atratividade e retenção de profissionais de excelência, recorrendo a uma abordagem realista e fidedigna, a Riopele recebeu “uma classificação muito boa, no valor de 4 estrelas, no estudo melhores empregadores 2022”.
A abordagem do Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP) engloba, entre outras, várias vertentes: a avaliação da empresa por parte de ex. e atuais funcionários, inquéritos online acerca da perceção das empresas e a presença online. A Riopele foi neste estudo considerada uma empresa que os portugueses consideram ser um empregador justo e equitativo.
O Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP) testa serviços e produtos de forma independente e objetiva. Os principais objetivos da entidade passam por “facilitar a escolha dos consumidores, indicando quais as melhores empresas, produtos e serviços”, bem como “permitir que as empresas melhorem a experiência dos seus clientes, através de um benchmarking independente e objetivo com os seus principais concorrentes”.