+

2024-05-16

A Riopele venceu o 1º prémio no Kaizen Award Portugal


voltar a notícias

A Riopele venceu o 1º prémio na categoria de Sustentabilidade no âmbito Kaizen Award Portugal. A cerimónia decorreu a 16 de maio, no auditório Jerónimo Martins da Nova School of Business and Economics, em Lisboa.

O Kaizen Award Portugal reconhece as organizações que implementam práticas Lean e Kaizen de excelência. As melhores empresas são reconhecidas pela implementação eficaz, pela sua inovação e pela excelência dos princípios e metodologia Kaizen.

“Aquilo que distingue o homem é que o homem pensa, decide e age. Esse é o lema da Riopele e que é incutido a todos os colaboradores da empresa: pensar, decidir e agir com determinação,” sublinhou José Rosas. No discurso de agradecimento, o Diretor da Melhoria Continua da Riopele realçou as metas de sustentabilidade defenidas - até 2027, ano do seu centenário, a Riopele pretende atingir a neutralidade carbónica das suas operações, a redução de 20% da pegada de carbono da sua cadeia de valor e 60% da água utilizada nos seus processos produtivos será recuperada e reutilizada - e os investimentos já concretizados, nomeadamente, a instalação de uma caldeira de biomassa e o novo parque solar fotovoltaico.

Já Isabel Domingues, Diretora de Sustentabilidade, considerou que este prémio é um reconhecimento para toda a equipa da Riopele que, diariamente, trabalha para ser ainda mais verde. “Sendo a sustentabilidade um dos nossos pilares estratégicos da empresa, o nosso caminho já se iniciou há algumas décadas, com o reconhecimento através da certificação do sistema de gestão integrado pelas normas ISO 9001, 14001 e 45001”, referiu Isabel Domingues.

A Riopele, empresa que exporta 98% da sua produção, pretende um posicionamento constante no mercado e está atenta aos requisitos impostos pelos seus clientes, adicionando ao seu portefólio outras certificações que atestam a rastreabilidade dos seus produtos e avaliam o seu desempenho ambiental e social.

Em termos de desafios, Isabel Domingues considera que “as alterações climáticas, a escassez de água e a atratividade do setor para os jovens são os grandes constrangimentos que a empresa enfrenta a médio prazo”.