+
voltar a notícias
No início do mês de março de 2016, realizou-se uma homenagem a Olinda Reis de Oliveira, mulher de José Dias de Oliveira, fundador da Riopele, e avó de José Alexandre Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Grupo Riopele.
Dedicada desde sempre a iniciativas de cariz social, Olinda Reis de Oliveira interveio em diversas ações realizadas pela Riopele, nas quais se destaca a construção do bairro com 20 casas, edificado na década de 60 (do século XX) para funcionários da empresa e para jogadores do Grupo Desportivo Riopele, que foi inaugurado em 1965 pelo Almirante Américo Tomás, o então Presidente da República, e que desde logo recebeu o nome da obreira do projeto.
Recentemente este bairro foi alvo de um abrangente trabalho de reabilitação, financiado na íntegra pela Riopele, que incluiu a pavimentação das ruas, a colocação de iluminação pública, a instalação de novas redes de saneamento e de energia elétrica, a ligação destas infraestruturas às respetivas redes públicas e a recuperação dos telhados das casas.
De forma a celebrar o fim das obras e a homenagear Olinda Reis de Oliveira, José Alexandre Oliveira descerrou uma placa que está colocada numa pequena praça no bairro. Nesta iniciativa estiveram igualmente presentes o administrador Bernardino Carneiro e outros elementos da Riopele.
Além da reabilitação das casas, a Riopele recuperou um terreno, contíguo ao bairro, e celebrou, também, com alguns habitantes contratos de comodato, para outro prédio contíguo, que permite, deste modo, o cultivo de hortas sem pagar renda pela utilização da terra.
Se pretender ver a placa de homenagem e as obras executadas, tome a direção do Parque de Jogos José Dias de Oliveira (sito na Avenida José Dias de Oliveira). Seguindo depois pela Rua Olinda Reis Oliveira, logo encontrará o Bairro D. Olinda.