+

2022-08-02

Exportações portuguesas: Soma e segue


voltar a notícias

Depois de ter obtido o melhor ano de sempre ao nível das exportações em 2021, o setor têxtil e vestuário de Portugal prossegue em 2022 a um ritmo.

A indústria têxtil e do vestuário encerrou, o primeiro semestre do ano, com exportações de 3135 milhões de euros, um aumento de 18,6% face ao período homólogo do ano anterior.

Os mercados europeus estão a crescer 19,3%, num total de 2327 milhões. Já as vendas extracomunitárias ascenderam a 808,3 milhões, mais 16,5%. Números "muito positivos", de acordo com Mário Jorge Machado, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

"Conjunturalmente, atravessamos um primeiro semestre muito positivo, com Portugal a ser procurado pelas principais marcas europeias, e algumas mundiais, para produção de peças de maior valor acrescentado e para os segmentos mais altos", sublinhou o dirigente associativo.

Para a Associação do Setor, os próximos meses serão de alguma complexidade, com a inflação, a escalada de preços energéticos, a Guerra na Ucrânia e a pandemia como principais focos de problema.